quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bioma – Caatinga

É o principal Ecossistema existente na região nordeste com uma área de 6,83% do território nacional, está presente em todos os estados do nordeste e no norte de Minas Gerais.

O solo, de forma geral, é raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e luminosidade, intensos durante todo o ano. A presença de minerais no solo é garantia de fertilidade em um ambiente que sofre com a falta de chuvas, por isso, nos poucos meses de chuvas, algumas regiões secas rapidamente se transformam, dando espaço a árvores verdes e gramíneas.

O relevo apresenta duas formações dominantes: planaltos e grandes depressões. As depressões são terrenos aplainados, normalmente mais baixos que as áreas em seu entorno e que podem apresentar colinas. O planalto é uma grande barreira para as nuvens carregadas de umidade que vêm do oceano Atlântico em direção ao interior, quando as nuvens encontram os planaltos elas condensam, provocando chuvas nas regiões mais baixas do lado voltado para o oceano. O lado seco é que faz parte da caatinga.

Os rios que fazem parte deste bioma são, em maioria, temporários, ou seja, secam em períodos que não chove. Rios que nascem em outros lugares, como o São Francisco e o Parnaíba, são fundamentais para a vida da caatinga, pois atravessam os terrenos quentes e secos em seu caminho para o mar.

O clima é semi-árido e suas características principais são a baixa luminosidade e o pouco volume pluviométrico.

A caatinga é um dos biomas mais ameaçadas do globo pela exploração predatória e as principais causas da degradação ambiental são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. É o bioma menos protegidos entre os brasileiros.

É um bioma rico em fauna e flora, possuindo uma grande diversidade, além de contar com plantas e animais endêmicos, ou seja, só existe nesta região. É importante, como nos demais biomas, que seja preservado. Sua preservação deve acontecer constantemente. Todos nós somos responsáveis em preservá-lo.

A responsabilidade ambiental começa com pequenos atos e termina... não termina, sempre que existir o meio ambiente, existirá a responsabilidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/caatinga.htm. Acesso em: 30 out. 2010.

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-parte-5-caatinga-558287.shtml. Acesso em: 30 out. 2010.

http://www.rppnpedradocachorro.hpg.ig.com.br/caatinga.htm. Acesso em: 30 out. 2010.

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2. Acesso em: 30 out. 2010.

Um comentário:

  1. Esse texto possibilita ao leitor um conhecimento mais amplo das caracteristicas do bioma caatinga, pois como é um ecossisteama presente aqui no Nordeste, esclarece a grande variação climática, das secas que tornam alguns rios temporários, do solo com sua riqueza mineral e ao mesmo tempo com sua pobreza orgânica, da fauna e da flora com especies existentes somente nessa região. E enfoca que nunca devemos desistir do meio ambiente, sempre conservando-o.

    ResponderExcluir