sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TURISMO SUSTENTÁVEL

O conceito de turismo sustentável inclui estratégias, atividades e práticas de negócio ambientalmente responsáveis, atendendo às necessidades do visitante, do operador e do empreendedor do setor. O foco da atividade está dirigido aos cuidados de proteção, sustentabilidade e valorização dos recursos utilizados, sendo esta uma prioridade global, edificada em princípios e critérios básicos. A estrutura deve ser capaz de gerar a "excelência ambiental".
A fim de se identificar um processo turístico ecologicamente adequado, têm-se buscado definições que orientem estudiosos, empresas e viajantes quanto à real característica de uma viagem de ecoturismo. Essa discussão tem gerado teorias as mais variadas, criando idéias diversas no que se refere às responsabilidades dos viajantes e empreendedores de um produto ecoturistico.
The Ecoturism Society define o ecoturismo como "a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local" (HAWKINS, 2001).
O fato de de ecoturismo ser uma atividade econômica implica a geração de lucro. Portanto, à compreensão do empreendedor na manutenção do espaço natural é preciso aliar a possibilidade de sobrevivência de seu negócio, o cuidado com espaço onde se insere do ponto de vista ambiental e cultural, a formação de uma cultura ecológica e o desenvolvimento a ser legado às comunidades envolvidas.
O turismo sustentável necessita da manutenção direta do local a ser visitado, que vem agradar ao turista de forma que o meio não seja degradado. Sendo esse turismo ligado a outras formas de turismo, como o turismo de natureza, ecocientífico, ambiental, de aventura e o rural.
Hoje há várias formas de conceituar ecoturismo, pois ele abrange diversos tipos de turismo, como citado acima, onde o dever de cuidar do meio é de todos, deixando de ser responsabilidade exclusiva do Estado.
Portanto, o turismo deve focalizar-se na integração de valores ambientais, culturais, sociais e econômicos, favorecendo o bem-estar das pessoas envolvidas no processo.

MACHADO, A. Ecoturismo: um produto viável: a experiência do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2005. 232p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário