sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vivemos num mundo ambientalmente saúdavel? sera!




O modelo de desenvolvimento econômico escolhido pelos governos em ambito mundial, tem influência direta na forma e intensidade de utilização dos recursos naturais. O processo de industrialização baseado na exploração de recursos como água, petróleo, madeira e minerais, entre outros, bem como na concentração da população nos centros urbanos e na agropecuária predatória, provocou profundas mudanças no meio ambiente, caminhando para o esgotamento de recursos indispensáveis à própria sobrevivência da humanidade favorecem a exploração desenfreada de recursos naturais que contribuem para o aparecimento de uma cultura de desrespeito ao meio ambiente, vista em atitudes como jogar lixo nas ruas, praias e parques, no desperdício de água e energia elétrica, na pavimentação sem planejamento de ruas e estradas dentre outros tantos pertinente ao nosso dia a dia. O crescimento da população mundial intensifica a necessidade de áreas cada vez maiores para a produção de alimentos e técnicas que aumentem a produtividade da terra, o que diminui as florestas e amplia as áreas destinadas a lavouras de monocultura e criação de animais, com conseqüente diminuição da diversidade de espécies animais e vegetais.
Breves Históricos:
1849 - Henry Wallace Bates percorreu a Amazônia e recolheu 8 mil espécie de plantas e animais. Na Inglaterra isto colaborou com os estudos de Darwin.
1859 - Charles Darwin lança seu livro "A origem das espécies" todas as coisas vivas são produtos do meio ambiente.
1869 - Ernst Haeckel biólogo alemão propõe o vocabulário "Ecologia" para os estudos das relações entre espécies e o seu meio ambiente.
1872 - Criação do primeiro parque nacional do mundo “Yellowstone”, USA
1972 - Conferência de Estocolmo
1976 - Congresso de Educação Ambiental Brasarville, África, reconhece que a pobreza é o maior problema ambiental.
1992 - Confêrencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Eco 92
Bibliografia:

Um comentário: