sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mudança comportamental de cada indivíduo para a preservação da natureza

É comum observar atualmente a "onda verde" invadindo nossas televisões, revistas, produtos e até mesmo nossas escolhas.O mundo passa a preocupar-se com a natureza e como preservá-la. Isso tudo, porém na teoria, porque na sua prática muitas das vezes ela é deturpada. Confiamos cegamente naqueles que se dizem ecologicamente correto, pensando assim estar ajudando o meio ambiente. Não se nota um mover individual dessa ação, simplesmente entregamos tudo aos "grandões" confiando que eles podem resolver todo problema ecológico.
Deve haver sim a atuação individual de cada pessoa nesse processo de preservação e concervação da natureza. Nós não somos somente seres superiores capazes de dominá-la, nós fazemos parte dela, dependemos dela e de todas as suas interações.
Todo esse mover, evidentemente, não ocorrerá do acaso. É necessário a preocupação com a educação ambiental nas escolas, ambientes de trabalho e todos os meios de chamar a atenção social.
Muitos criticam, talvez até como desculpa, que não haverá desenvolvimento se nos preocuparmos tanto em cuidar do meio ambiente. Porém "os problemas ambientais, neste início de terceiro milênio, felizmente, já são o tema central das discussões em vários foros pelo mundo a fora. Como promover o desenvolvimento sem destruir a natureza, ou o que dela resta? Há muitos sinais de que a humanidade caminha para um melhor momento, em que conviverá com o meio ambiente de forma mais equilibrada, colocando-se apenas como parte dele e não como seu senhor supremo. Promover gestão ambiental, criar normas de controle, implantar selo verde, nada disso dará resultado se não houver uma mudança de comportamento a partir de cada indivíduo.No meu entendimento, a sustentabilidade tem início na subjetividade do ser, quando o sentimento individualista, inerente ao ser humano, for superado pelo coletivo. Não há formas de garantir processos sustentáveis, se os agentes destes não representarem seus papéis nesta engrenagem."
Com a fiscalização do governo e a consciência individual das pessoas, muitos erros poderiam ser revertidos e enfim começar realmente com uma preservação à natureza de forma coerente.


Aluna Évanny Raquel


                                                                              *foto por Évanny Raquel 2010




*Postagem baseada no texto "Meio ambiente e desenvolvimento sustentável" do professor Henrique Rattner, Dinsponível em http://www.espacoacademico.com.br/014/14crattner.htm, acessado em 26 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário