quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

4. Cerrado


O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupando parte dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo e Paraná, e em algumas zonas das regiões do Norte, do Nordeste e do Sul. Possui mais de 11 mil espécies de plantas e um grande acervo de animaisMuitos produtos medicinais são extraídos das árvores.
De acordo com o professor Marinho Filho, a importância do cerrado para o Brasil seria que “é um bioma que tem mais de 11 mil espécies de plantas, um absurdo de riqueza biológica que só existe no Brasil. Temos um potencial mal conhecido imenso e que estamos, literalmente, cortando pela raiz antes de usá-lo. Estamos substituindo essa variedade toda por cinco espécies: soja, milho, milheto, algodão e arroz. Todas culturas exóticas. Nosso presidente está feliz, acreditando que o Brasil será o grande exportador de biodiesel para o mundo. Vamos detonar o resto do Cerrado para plantar soja e mamona. O agronegócio está aí e representa um dos principais mecanismos para o Brasil conseguir o superávit primário em suas contas. Não é nada desprezível. Mas precisamos encontrar uma maneira de conciliar isso e o desenvolvimento com a conservação da natureza. Ao invés de vender commodities, vendamos serviços, que são muito mais caros, têm maior valor agregado e trazem mais riquezas.                                                     
O usado errado e o desmatamento excessivo, tem conduzido ao esgotamento e á erosão do solo do cerrado, colocando-o em risco de desertificação, além da poluição por agrotóxicos, caça predatória e a extração de madeira. Todos esses fatores ameaçam esse ecossistema.                            
O cerrado também precisa de proteção do governo para a sua preservação por meio de reservas, como a já existente Parque Nacional das Emas.

Évanny Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário