sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Desenvolvimento e preservação ambiental:como conciliar os interesses em conflito?

O uso dos recursos naturais no futuro está ameaçado porque a sociedade humana , ao mesmo tempo, reduz a biodiversidade e acelera o ritmo de mudaças na terra.É comum ouvir o termo "desenvolvimento sustentável", mas na verdade o que é isso?
Atualmente, estamos passando por um período de grande desenvolvimento técnico, o que é bom, porém sem um planejamento adequado torna-se quase impossível a sustentabilidade do planeta.Por exemplo, a construção civil é um dos maiores causadores de impactos ambientais.Mangues, trechos de praia, e outros ambientes naturais, são aterrados inúmeras vezes para a construção de hotéis, orlas, condomínios, entre outros.
O turismo também tem se desenvolvido rapidamente, mas até a década de 80 sem nenhuma preocupação ambiental.Por isso, ambientalistas e amantes da natureza, reuniram-se em inúmeras conferências e a partir daí surgiu um novo segmento do turismo, o ecoturismo, que preocupa-se em praticar o desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável é o uso dos recursos naturais de forma que satisfaça hoje a necessidade dos indivíduos sem destruir os recursos que serão necessários no futuro.
Portanto, é possível conciliar desenvolvimento e preservação ambiental desde que haja um devido planejamento baseado em práticas de sustentabilidade ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário