quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desenvolvimento Sustentável: Crescendo consciente.

*foto Évanny Raquel 2010


Atualmente o mundo se vê em dois prováveis extremos: desenvolvimento e preservação ambiental. Prováveis porque talvez não sejam tão extremos, pode-se até tentar conciliar-los, como um desenvolvimento sustentável.
Acreditar que pode haver algum desenvolvimento visando a conservação da natureza parece improvável. Em uma sociedade capitalista e ambiciosa essa idealização torna-se utópica, pois essa visão de crescer cada vez mais sem se importar com as consequências acaba gerando impactos, prova disso é o aquecimento global. Deve haver um mover na sociedade e em seus respectivos líderes sobre a questão ambiental, lembrando que não cuidar da natureza é acabar agredindo nós mesmo por fazermos parte dela.
O desenvolvimento sustentável tem como definição mais aceita o "desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro." Esse é o tipo de desenvolvimento que traz o crescimento consciente. É preciso planejamentos de gestão ambiental, criar políticas públicas, investir na educação ambiental, capacitar as pessoas, promover projetos e entre outros.
Partindo desse ideais e pondo-os em prática, poderemos ver e comprovar que é possível se desenvolver e preservar a natureza. O primeiro passo é mudar esse pensamento de utopia e começar a ação. Não é de um dia para o outro que se vê mudança, mas sim o progresso. Desenvolvimento sustentável é crescer com qualidade e não com quantidade.






*Texto baseado no site http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/ acessado em 08/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário