sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ECOTURISMO: COMO AS ORGANIZAÇÕES LIDAM COM O SEU CONSTANTE CRESCIMENTO

A partir de uma crescente procura por viagens ligadas a natureza criaram o ecoturismo, tipo de turismo que nem sempre foi bem definido, o que logo causou, outrora, várias tentativas de revisão de literatura. Desde sua criação, na década de 80, o ecoturismo vem ano a ano, tendo os maiores índices internacionais, o que mostra que os ambientes naturais estão em alta a um bom tempo. Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), enquanto o turismo deve crescer 7,5% ao ano em uma década, taxa de crescimento que supera a do PIB mundial, o ecoturismo vem crescendo mais de 20%.


Na década de 90, o ecoturismo já gerava bilhões de dólares todos os anos e o seu crescimento era entre 10 e 15% anuais, só no ano de 1990 ecoturistas gastaram US$ 220 bilhões, sendo, devido às riquezas naturais e culturais indígenas, o hemisfério sul o local mais procurado para a prática desse segmento, desbancado os países mais desenvolvidos. Nessa década, aqui no Brasil começou um processo mais direcionado para as questões ambientais, onde paulatinamente foram criados órgãos e diretrizes, no interesse de melhor aproveitar os recursos naturais brasileiros.


Com a grande procura do ecoturismo, surgiu a preocupação de organizações relacionadas à preservação e conservação do bem estar do meio natural, quais, no intuito de avaliar o comprometimento das operadoras turísticas, apresentaram os códigos de ética. E, para que consumidores conscientes identifiquem quem colabora com o meio ambiente, foi idealizado o “selo verde”, que serve para qualificar o turismo que está ligado à natureza.


Em 2002, uma destas organizações, a WWF - (World Wildlife Fund), sugeriu estabelecer "padrões de sustentabilidade" para o ecoturismo, que passaria a se chamar “turismo sustentável”. O objetivo era controlar a atividade e banir o "ecooportunismo", que não cria "consciência ecológica". Os novos padrões seriam implantados por meio do monitoramento de agências de turismo, hotéis e pousadas, que seriam auditadas a cada dez meses para avaliações ambientais e econômicas, sendo positiva a parceria com a natureza essas operadoras recebiam o selo.

Muitas operadoras de turismo, utilizando-se do "ecooportunismo", têm vendido pacotes com o rótulo ecoturístico, como por exemplo, hospedagem em resorts, que estão em um local com paisagem natural, mas foge da proposta do segmento em questão. O conceito do ecoturismo, em poucas palavras, é uso responsável do meio-ambiente e da promoção do bem-estar dos moradores da região. Por essas e outras coisas as organizações têm observado de perto e implantando regras para que a prática sustentável exista de fato. Não é difícil encontramos anúncios de operadoras de turismo desvirtuando a prática ecoturística.


Com pensamentos ecologicamente saudáveis as organizações têm se preocupado de como o ecoturismo vem sendo tratado, ainda porque se trata do tipo de turismo que mais cresce. E se não haver uma conscientização constante perde-se o controle, o que não é bom. Mostrar as empresas de turismo os caminhos seguros para um ecoturismo verdadeiramente sustentável é indispensável e de grande importância passar uma idéia considerável de preservação e cuidado do meio ambiente para quem vive do turismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NIEFER, I.A.; SILVA J.C.G.L. Critérios para um ecoturismo ambientalmente saudável. Cadernos da Biodiversidade. Esse material tem dados como a preferência do hemisfério sul para a prática do ecoturismo e preocupação das organizações. Curitiba, v.2, n.1, jun. 1999. P.53-61.


ILHA DO CAJU. Ecoturismo no Brasil deve crescer com a alta do dólar. SITE da lha do Caju. Texto fala sobre o crescimento do Turismo sedundo OMT. Disponível em: . Acesso em: 06/nov/2010.

THE INTERNATIONAL ECOTURISM SOCIETY.
Membership with TIES. Apresenta texto informativo dos 20 anos do ecoturismo. Washington, DC USA (2009). Disponível em: . Acesso em: 06/nov/2010.


COSTA, NILDER. WWF quer criar ‘selo verde’ para ecoturismo. SITE Alerta Em Rede. Contém texto sobre ecoturismo. Brasil (2002). Disponível em: . Acesso em: 06/nov/2010.


FARIAS, CAROLINE. Ecoturismo. SITE Info Escola. No texto contem informação sobre orgãos e diretizes voltado ao ecoturismo no Brasil. Brasil (2009). Disponível em: . Acesso em: 16/dez/2010.

Um comentário:

  1. Professora, espero que tenha melhorado um pouco o texto... Ah! Me mada o resultado da nota da prova que fiz anteriormente. Obrigado!

    ResponderExcluir