sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Turismo Rural


O Brasil é o quarto país do mundo na prática do Turismo Rural, uma atividade que valoriza o patrimônio cultural, histórico, culinário e humano da vida do campo.

O Turismo Rural ja percorreu um longo caminho, desde a década de 80 do século passado, quando foi introduzido pelos europeus na região Sul do Brasil, como alternativa de agregar receita às fazendas. A maioria das fazendas que praticam o Turismo Rural oferece hospedagem em hotel ou pousadas.

Ao longo dos tempos, atividades diversas, caracteristicas de cada região, contribuiram para fixar o homem no campo, através do Turismo Rural, como, por exemplo: a agricultura familiar das fazendas de cacau de ilhéus; as fazendas de gado do Pantanal, com a diversidade da avi-fauna e dos cavalos pantaneiros, adaptados na lida com gado em terrenos úmidos; o ciclo do café em Minas Gerais e São Paulo, da tradicional economia rural café com leite; o ciclo do açucar na região Nordeste; a produção de vinho na região Sul; as cachaçarias do Sul e Sudeste; as tradições da colonização européia na região Sul.

O estado de Minas Gerais é lider na prática do Turismo Rural, valorizando as fazendas antigas, dos engenhos movidos à roda d’agua, moinho de milho, os carros de boi, a culinária típica e, enfim, todo um passado revivido e organizado para o lazer dos turistas da cidade.

Sergipe tem vocação rural, sendo que o Boa Luz ZooParque foi pioneiro em oferecer aos sergipanos o Turismo Rural, enriquecido pelas atividades de um parque multi-temático. Mas a Fazenda e Haras Boa Luz não perdeu suas atividades primárias. Pelo contrário, foram revitalizadas e integradas ao turismo rural, interagindo com os visitantes, como forma de lazer e educação. Todas as atividades do Boa Luz Hotel e ZooParque são praticadas com responsabilidade sócio-ambiental.

O Turismo Rural resgatou a valorização do meio rural pelo cidadão urbano, sendo atividade agregadora de valor ao agronegócio. Além de gerar renda, fixar o homem no campo, reduzindo o êxodo rural, o Turismo Rural tem foco imporante na conservação ambiental.

O Turismo Rural propociona ao turista a oportunidade de viver o campo, sendo alternativa de aliviar o estresse do agito da vida urbana.

O café colonial, caracteristico da culinaria da manhã e meio de tarde nas fazendas antigas, é marca registrada do Turismo Rual, não podendo faltar na mesa as delicias da culinária da fazenda - macaxeira, cará, cuscuz, queijos, pães e bolos caseiros, manteiga da fazenda, leite natural.

O produto apresentado ao turista é o mundo agropecuario e o contexto conceitual da vida rural, integrando o turismo às atividades produtivas da fazenda.


Disponível em: http://www.viajandosergipe.com.br/turismorural.html
Acesso em: 15 dez. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário