sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ecossistema manguezal

O Brasil tem uma grande extensão de maguezais, um ecossistema que já foi bem maior no passado sendo alvo de estudo para muitos ambientalistas biológos e outros, no entando essa extraordinária riqueza natural tem sofrido impactos socio-ambientais.
Por sua vez Mathieson & Wall (1977) p.269, afirmaram que "devido às causas de um planejamento inadequado, a maior parte dos efeitos do turismo sobre o litoral tem sido negativa, ressaltando-se a eliminação da água, decréscimo das qualidades esteticas do cenário, comunicação arqutetônica entre outros".
O manguezal é tipico das marés, mas há mangue em águas costeiras. Essa fauna tem três tipos de árvores que constitui a floresta: o mangue amarelo, mangue branco e mangue seriba. Há também vegetações rasteiras como a sambambaia, gramídia, spartina, entre outras. Uma floresta muito rica em espécies, com grande abundâncias de populações, sendo considerado o ecossistema mais rico e produtivo do ambiente natural. Nos fundos lodosos, podemos encontrar populações de carangueijos. E nos troncos das plantas há animais filtradores como susruru, ostra, amoreia do mangue, aratus, e outros.
Ao contrário dos caranguejo que são ativos na maré baixa, esses molusculos alimenta-se na maré alta. É importante saber-mos que uma grande variedades de peixes costeiros penetram nos manguezais na maré alta em busca de alimentos, principalmente no ínicio de fase de vida, peixes que no futuro constituirão o estoque pesquero do alto mar.
Infelismente nem todos preocupam-se em manter a sustentabilidade desse habitat, já que governantes privatizam extensos trechos de praias e manguezais. Contrariando a Legislação Ambiental Brasileira (Lei 7.661/88-PNGC) que deixa claro que a praia e manguezais é um bem comum do povo.
A ambição dos politicos no crescimento urbano tem ocupado esses trechos com grandes construções, isso tem gerado percas inreparavéis para o patrimônio natural.
São muitas as alterações feitas nos ecossistemas costeiros dos manguezais.Além de pescarias predatórias, poluições, esgotos e outras.
Os pescadores em sua maioria praticam pesca inlegal, mesmo sendoconcientizados pelo IBAMA e assistido pelo projeto Federal do defeso, assistido por colônias de pescadores através do (INSS), Instituto Nacional do social, o "seguro defeso" são dois salários mínimos que cada pescador cadastrado em colônias recebem para não pescarem durante a desolva. Muitos não cumprem a regra, deixando o pescado escaso e perdendo cada vez mais, sua principal fonte de renda ou seja o fruto da sua sobrevivência.
É notório, que a maioria dos manguezais brasileiros tem sofrido impactos,muitos mangues encontram-se poluidos por resídos sólidos, canais de esgostos, desmatamento, pavimentações e construções. Porém o mangue é indefeso! Sofre calado com a falta de ética do homem.

Referência Bibliográfica

Mathieson e Wall. Apud LEMOS. A.I.C.Turismo Impactos socioambientais. São Paulo: HUCITEC. 1996. p. 269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário