sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

9. Manguezal

O manguezal está localizado na região costeira do Brasil, no encontro de águas doces e o mar. A vegetação típica são árvores com raízes respiratórias, os animais em sua maioria são moluscos, vermes poliquetas, crustáceos, peixes e aves. Também são encontrados alguns mamíferos e o jacaré.

Alguns animais, como certos caranguejos e ostras, vivem permanentemente no mangue; mas a maioria vem do mar e passa apenas uma fase da vida no mangue, que funciona como um grande viveiro, no qual várias larvas de invertebrados marinhos e peixes se reproduzem e se desenvolvem. Os mangues servem também para amortecer o impacto das marés e para reter sedimentos trazidos pelos rios, evitando o assoreamento das praias. Infelizmente, por causa da valorização das regiões onde geralmente estão localizados, boa parte dos mangues já desapareceu.Eles são aterrados e usados para especulação imobiliária, poluindo os mares pelos esgotos domésticos. Os que ainda não desapareceram são atingidos por lançamento de produtos químicos e derramamento de petróleo, pesca sem controle e pela exploração da madeira.” (Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder 2003)                                                                                   

Apesar de tamanha importância, o manguezal também sofre grande ação humana, impactando não só esses como outros biomas dependentes dele. “Além dos recursos naturais de utilização direta, como a fauna e flora, os manguezais produzem vários serviços indiretos, muitas vezes não percebidos pelas pessoas. Os manguezais protegem a linha de costa e as margens dos estuários contra erosão, nesse sentido são utilizados, em alguns países, para proteção de hidrovias e zonas urbanas litorâneas. Ao longo dos rios os manguezais protegem as áreas ribeirinhas contra as enchentes, diminuindo a força das águas. São importantes retentores de metais pesados e grande seqüestrador de carbono.” (Reinaldo Martins Lemos)

Évanny Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário