sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Meio Ambiente

As ações do homem está causando um grande estrago no meio ambiente, o uso irresponsável dos recursos naturais e falta de uma consciência ambientalista tem originado vários fatores que contribui diretamente e indiretamente com a degradação deste espaço, tais como, o aquecimento global, o desmatamento, a poluição, entre outros.

O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes liberados na atmosfera, esses gases gases formam o esfeito estufa, trazendo várias conseqüências negativas para o ambiente, por exemplo, o derretimento das geleiras, esse derretimento acaba aumentando os níveis dos oceanos e por conseqüência disso, as enchentes na regiões litorâneas.

O desmatamento está aumentando a cada dia devido ao grande consumo de matéria-prima utilizada pela indústria madeireira, na maioria das vezes essas indústrias utilizam as áreas protegidas por lei, fazendo as derrubadas ilegais. O desmatamento também traz conseqüências negativas como a perda da biodiversidade, a degradação do solo, erosões e mudanças climáticas.

A poluição é outro fator de degradação do ambiente que traz várias conseqüências, principalmente pelo aumento de indústrias que não tem responsabilidade ambiental e acaba despejando seus dejetos nos rios, causando grandes impactos ambientais. Porém existem vários tipos de poluições, como do ar, do solo, entre outras.

Todos esses fatores traz grande preocupação para os ambientalistas pois os recursos naturais está diminuindo de forma exagerada, por isso que o tema sustentabilidade tem sido muito comentado em todo o planeta, uma vez que, sustentabilidade está relacionado à forma como o homem utiliza o ambiente. Sendo assim, a responsabilidade ambiental cabe a cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário