quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

5. Pampa


Também chamados de campos sulinos, o pampa localiza-se no extremo sul do país. Sua vegetação é formada por gramíneas, poucos arbustos e quase não há árvores. Sua paisagem é formada pelos banhados, ou seja ecossistemas alagados com densa vegetação. Seu principal banhado é o Taim, por causa da riqueza do seu solo. Ele já foi alvo de tentativas de renagem, que já foram abandonas por ter sido tornado uma estação ecológica. Porém o bombeamento das águas pelos fazendeiros e a caça predatória ameaçam esse bioma.
Existe também a preocupação do reconhecimento do pampa, como afirma a fundadora da Apadema, Kátia MonteiroPrecisa-se criar uma cultura de que o Pampa é importante, assim como se criou a consciência de que a Mata Atlântica é importante. Há 15, 20 anos, a Mata Atlântica começava a ser (re)conhecida. Para chegar ao reconhecimento que a Mata Atlântica tem hoje, foi realizado um longo trabalho que envolveu uma série de atores: ONGs, órgãos governamentais, agentes de fiscalização ambiental, universidades, centros de pesquisa.  É isso que precisamos fazer para trazer ao público a importância do Pampa: congregar diversos atores em torno de um objetivo comum.                                                                                          
  É preciso conhecer mais o Pampa, ter seus limites definidos e seus remanescentes mapeados. É necessário definir quais ecossistemas fazem parte do Bioma. Por incrível que pareça ainda não há consenso sobre limites: a versão preliminar do mapa de biomas do IBGE incluí no bioma Pampa áreas características de Mata Atlântica. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está concluindo o mapeamento dos remanescentes do Pampa (em áreas de MA), mas até o momento as ONGs não foram convidadas a acompanhar o mapeamento e a sua metodologia também não foi debatida. De qualquer forma é uma iniciativa importante. Este mapeamento deverá gerar mais informações para a criação de unidades de conservação, ações de recuperação de áreas, diretrizes de uso do solo.”                                                                                                                                    
É importante ressaltar o reconhecimento do pampa, porque do mesmo modo ressalta-se a sua preservação.
                                                                                                       

 Évanny Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário