terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Afinal, o que é sustentabilidade?

        Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí. Mas afinal o que é sustentabilidade?.Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistemico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade como esas vertentes podem-se manter em equilíbrio ao longo do tempo.
        Entretanto, como conciliar os interesses em conflito, que interfere de forma significativa nas questões ambientais?. O ser humano não de dá conta e nem verdadeiro valor aos recursos da humanidade, frente a apreservação do que verdadeiramente impulsiona o desenvolvimento global, sendo que deve  haver  integração de todos os aspectos politicos, sociais ou economicos de forma organizada para que possa haver um equilibrio entre ambos. Os recursos naturais como água, florestas, o ar e entre outros, são exemplos de sobrevivência a todos os seres vivos seja direta ou indiretamente , mesmo que diante deles pessoas e países entrem em disputa colocando de forma inconciente seus próprios interesses em detrimento dos bens essenciais, ou seja, somos dependente por inteiro dos mesmos, mas para que esses bens  se perpetue , devemos conciliar nossos interesses respeitando o meio em que vivemos e  as limitações da natureza.    
        De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.


Saionara Moreira do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário